VI Encontro Nacional e
I Encontro Latino Americano de Educação Popular e Saúde.
Bem-vindas e bem-vindos ao site do VI Encontro Nacional e I Encontro Latinoamericano de Educação Popular e Saúde.
É com grande satisfação que organizamos esses encontros que acontecerão entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2020 na Parnaíba, no Piauí, e reunirão movimentos sociais, educadores, pesquisadores e trabalhadores da saúde envolvidos com a educação popular no Brasil e na América Latina.
Esperamos construir, conjuntamente, um espaço de diálogo, partilha de experiências, análise crítica da realidade e pactuação de ações de fortalecimento da educação popular em defesa dos direitos sociais, especialmente, do direito à saúde.
O encontro possui uma programação diversificada, com oficinas, cursos, rodas de conversa, diálogos em rodas, reuniões, itinerância terapêutica e de convivência nos territórios e ações culturais.
Trabalhos podem ser enviados para apresentações nas rodas de conversa, que serão espaços dialógicos para abordar, a partir das experiências, os desafios da educação popular em saúde no que diz respeito aos caminhos para a democracia, a autonomia e o bem viver.
Esperamos um encontro que possa nos potencializar a seguir em frente, e juntos, na defesa de um mundo pautado no diálogo e na construção compartilhada de saberes férteis a uma existência humana que respeite, valorize e preserve as culturas populares e os modos de cuidados capazes de integrar a vida individual à vida coletiva e planetária.
Venham compartilhar suas experiências e somar com os movimentos e coletivos de educação popular em saúde! Bora marcar um grande encontro na Parnaíba?!
Caminhos para a democracia, a autonomia e o bem viver
O ENEPS
O primeiro Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde aconteceu em 1991, em São Paulo, quando foram criadas a Articulação Nacional da Educação Popular em Saúde (posteriormente transformada na Rede de Educação Popular e Saúde) e uma Comissão Nacional para coordená-la e dinamizá-la. O evento gerou um rico processo de interação e troca de experiências entre educadores populares. Participaram 400 pessoas entre inscritos e convidados pertencentes a diversas instituições de saúde, universidades, entidades e movimentos populares. De lá para cá aconteceram mais quatro encontros, em 2001 em Brasília, 2007 em São Carlos (SP), 2008 em Caucaia no Ceará, em 2012 no Rio de Janeiro.
O VI Eneps será realizado num contexto que nos desafia a pensar e atuar de forma ampla, alcançando maior articulação dos movimentos comprometidos com a educação popular, a saúde e o fortalecimento da luta por democracia, autonomia e bem viver. Nesse horizonte, junto ao VI Eneps acontecerá o I Encontro Latino Americano de Educação Popular - semente que plantamos para brotar, crescer, florir e frutificar caminhos e processos coletivos com companheiras e companheiros de outros países da América Latina.
A Educação Popular e Saúde constitui-se como espaço de produção crítica de saberes e práticas onde os conhecimentos sobre saúde pública são construídos no diálogo teórico e metodológico com outras áreas, buscando aportes na Educação (i.e.:pedagogia crítica freireana, processos de ensinar e de aprender, formação de educadores), nas Ciências Sociais (i.e: estudos de grupos populacionais, construção de redes, corporeidade), na Psicologia (i.e:estudos sobre representações sociais, apoio social, consciência coletiva), entre outras áreas de conhecimento que dizem respeito à vida humana.
Esperamos promover diálogos interculturais, fortalecendo possibilidades para a educação popular como estratégia política e pedagógica na defesa e consolidação do SUS e de outros sistemas universais e públicos de saúde.
São bem-vindos e bem-vindas todos que vivem o compromisso ético, social e político com a melhoria das condições de saúde das populações, buscando a equidade, o respeito à vida e à dignidade das pessoas, a valorização do saber e cultura populares, a participação popular e democrática e a superação de todas as formas de colonialismo, dominação, opressão e desigualdades próprias do patriarcado e do capitalismo.
O primeiro dia do Encontro foi massa. Da uma olhada nas fotos.
Faltou sua foto? Envia para vieneps@gmail.com com o assunto: fotos eneps. Pode colocar seu nome, entidade ou a descrição que quiser. Vais colocar a foto nas redes sociais ? Não esquece de usar #vienepsphb
Local
Sobre a UFPI - Campus Parnaíba
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma instituição federal de Ensino Superior sediada na cidade de Teresina - Estado do Piauí e com campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. A Instituição é mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí - FUFPI (criada pela Lei nº 5.528, de 12/11/1968) e é financiada com recursos do Governo Federal.
A UFPI foi instalada em 01 de março de 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado - Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.
Para saber mais veja o site da UFPI: http://ufpi.br/institucional-ufpi
Endereço: Av. São Sebastião, nº 2819 - Nossa Sra. de Fátima, Parnaíba - PI.
CEP: 64202-020
Telefone: (86) 3323-5248
Sobre o Delta do Parnaíba
A presença de um delta em mar aberto foi o atrativo para que navegadores e aventureiros como Nicolau Resende (1571), Gabriel Soares de Sousa (1587), Pero Coelho de Sousa (1602), Martin Soares de Sousa (1631) e Vital Maciel Parente (1614) além de Padres Jesuítas, pesquisadores e outros, fizessem incursões e explorassem a região de Parnaíba.
Sobre a cidade de Parnaíba
O nome do município, na língua tupi-guarani, significa "rio de águas barrentas", em alusão ao Rio Parnaíba. A cidade é banhada por um de seus afluentes, o Rio Igaraçu. Outras prováveis origens para o nome seriam: uma homenagem a Domingos Jorge Velho que nasceu na vila de Parnaíba em São Paulo; e uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, trazida da Bahia pelos primeiros fazendeiros que se instalaram na Vila. Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a "Capital do Delta", pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.
Instituição Promotora:
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Instituições Apoiadoras:
Articulação Nacional de Extensão Popular - Anepop
Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde - Aneps
GT de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO
Rede de Educação Popular e Saúde - Redepop
Movimento Popular de Saúde - MOPS
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ